Em Portugal, a instalação de unidades de autoconsumo fotovoltaico está a ganhar popularidade como uma opção sustentável para diminuir a dependência de fontes de energia fósseis.
Neste artigo, vamos abordar tudo o que precisa de saber sobre esta tecnologia revolucionária neste artigo, desde como funciona até os benefícios de adotá-la.
O Que é Autoconsumo Fotovoltaico?
O conceito de autoconsumo fotovoltaico refere-se à utilização de painéis solares instalados em residências ou em empresas para produzir energia elétrica através da energia solar.
Este método de utilização de energia ajuda a aumentar a eficiência energética dos equipamentos uma vez que são alimentados através de energia verde.
Como Funciona o Autoconsumo Fotovoltaico?
O autoconsumo fotovoltaico funciona através dos painéis que captam a energia solar e, através do inversor, esta energia é convertida de corrente contínua para corrente alternada, podendo assim ser utilizada para uso próprio, em apartamentos e moradias, e empresas.
Tipos de Consumo Fotovoltaico
Existem dois tipos de autoconsumo fotovoltaico, não considerando as instalações que estão ligadas diretamente à rede elétrica, são:
- Sistemas Off-Grid – Autoconsumo sem excedentes que é composto por instalações elétricas com um sistema anti-descarga que evita que a energia excedente seja introduzida na rede;
- Sistemas On-Grid – Autoconsumo com excedentes que é aquele em que as instalações elétricas permitem a injeção da energia excedente na rede de transmissão e distribuição.
Quais são os componentes de um Sistema de Autoconsumo Fotovoltaico?
Os componentes de um sistema de autoconsumo fotovoltaico são:
- Painéis solares – Captam a luz solar e convertem-na em eletricidade;
- Inversores – Converte energia de corrente contínua para alternada;
- Baterias (opcional para armazenamento de energia) – Armazenam energia para uso fora dos períodos de geração;
- Contadores de energia – Sistemas que ajudam a gerir e otimizar o consumo.
Quais os usos da energia proveniente do autoconsumo fotovoltaico?
A energia gerada pela unidade de autoconsumo fotovoltaico pode ser utilizada para alimentar qualquer aparelho que necessite de eletricidade, desde a iluminação da casa até a equipamentos industriais, dependendo sempre da capacidade do sistema instalado.
Podem ser englobados em três grandes grupos de utilização que são:
- Uso residencial – Reduz a conta de luz mensal;
- Empresas – Reduzir os custos operacionais;
- Agricultura – Alimentar sistemas de irrigação.
Existem diferenças entre autoconsumo fotovoltaico para autoconsumo particular ou empresas?
Sim, os sistemas de autoconsumo fotovoltaico particular são projetados para as necessidades diárias da família. Aqui ainda existe a possibilidade de vender o excedente.
Por outro lado, os sistemas para empresas costumam ter uma escala maior e mais complexos devido ao maior consumo de energia Aqui a energia excedente gerada através de autoconsumo não pode constituir-se como a atividade principal da empresa.
Além disso, o titular da UPAC deve ser o mesmo titular da instalação de autoconsumo fotovoltaico, de maneira a poder vender a energia excedentária.
Os sistemas empresariais visam otimizar o retorno sobre investimento e maximizar a eficiência energética.
O que é uma UPAC?
A sigla UPAC é a abreviatura de Unidade de Produção para Autoconsumo e é a instalação de produção de energia elétrica, destinada ao autoconsumo, assim como à venda de energia solar, resultante dos excedentes de autoconsumo.
Qual é a Legislação e regulamentação sobre o autoconsumo fotovoltaico?
A legislação e a regulamentação sobre o autoconsumo fotovoltaico pode ser consultado nos seguintes documentos:
- Regulamento n.º 8/2021, de 7 de abril da ERSE;
- Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro;
- Despacho n.º 1177/2024, de 31 de janeiro.
A legislação portuguesa tem evoluído para facilitar e incentivar o autoconsumo fotovoltaico tanto para empresas como para residências.
Vantagens de Investir em Autoconsumo Fotovoltaico
Instalar unidades de autoconsumo fotovoltaico traz várias vantagens como:
- Redução na fatura de energia;
- Independência energética;
- Contribuição para a redução de emissões de carbono;
- Promove um melhor nível de certificação energética;
- Benefícios fiscais.
O que é necessário para instalar um sistema de autoconsumo fotovoltaico?
Para instalar um sistema de autoconsumo fotovoltaico é necessário uma avaliação por parte de um profissional para determinar a localização dos painéis, o tamanho do sistema e as especificações técnicas.
É recomendado contratar uma empresa especialista como a XPROJECT para a construção do projeto, instalação e manutenção dos sistemas de produção de energia elétrica para autoconsumo.
Qual é o custo médio de um sistema de autoconsumo fotovoltaico em Portugal?
O custo de um sistema de autoconsumo fotovoltaico varia consoante a capacidade do sistema.
Mas o investimento médio para uma casa de tamanho médio pode rondar entre 3.000 a 10.000 euros.
Contudo, consegue recuperar o seu investimento em poucos anos através da poupança efetiva na conta de luz e também constituem despesas dedutíveis em IRS.
Quanto tempo demora para amortizar o investimento inicial em autoconsumo fotovoltaico?
O tempo de amortização depende do investimento inicial no equipamento de consumo fotovoltaico, e da quantidade de energia produzida, no entanto, varia entre 5 a 10 anos.
Quais são os benefícios fiscais disponíveis para quem instala unidades de autoconsumo fotovoltaico em casa?
O governo português oferece vários incentivos fiscais, seja através de fundos nacionais ou de fundos europeus, para a instalação de sistemas de autoconsumo fotovoltaico, incluindo deduções no IRS e redução do IVA aplicável aos componentes.
Estes incentivos podem ser consultados no site do Fundo Ambiental.
Como pode adquirir e instalar unidades de autoconsumo fotovoltaico?
A aquisição e a instalação de unidades de autoconsumo fotovoltaico devem ser realizadas por empresas especializadas e certificadas, como a XPROJECT, para garantir a eficiência e segurança do sistema.
Para iniciar um processo de requerimento de instalação de unidades de autoconsumo, basta entrar em contacto e marcar uma reunião.
Conclusão
O autoconsumo fotovoltaico não é apenas uma moda, é uma necessidade do planeta que procura soluções sustentáveis e eficientes para os desafios energéticos.
Nos últimos anos a tecnologia tem evoluído para aumentar a eficiência energética dos equipamentos de autoconsumo fotovoltaico.
Com as vantagens económicas e ambientais que este sistema oferece, é com certeza uma opção que merece consideração por qualquer pessoa ou empresa em Portugal.
Se precisa de projetos de autoconsumo fotovoltaico, projetos de AVAC, projetos de instalações elétricas, entre outros projetos de engenharia, entre em contacto com a XPROJECT.